F.A.Q.'s


Perguntas Frequentes

FOTODEPILAÇÃO

A Fotodepilação é um tratamento não invasivo, que consiste na eliminação progressiva do pêlo, mediante a aplicação de uma fonte de luz pulsada intensa, IPL. A aplicação desta fonte de luz, associada à capacidade da melanina, presente no pelo, de absorver mais energia que as zonas circundantes, elimina o folículo piloso (termólise), sem danificar os tecidos envolventes.
Nas clínicas Harmonia do Korpo, os nossos equipamentos já permitem a selecção dos parâmetros mais adequados ao fototipo de pele, tais como a amplitude, tempo e intensidade da onda. Tais parâmetros baseiam-se nas características individuais de cada paciente: cor do pêlo e da pele, profundidade e espessura do pêlo, idade, sexo, etc.
Quando o folículo piloso é destruído, torna-se difícil a sua regeneração, pelo que é muito improvável que o pêlo volte a crescer. Tal situação poderá ocorrer, excepcionalmente, caso o paciente venha a sofrer de profundos transtornos hormonais.
A Fotodepilação abrange os sistemas de depilação a Laser e Luz Pulsada ( IPL ). Apesar de ambas as técnicas se basearem na luz para a destruição do pêlo, a luz pulsada oferece um tratamento não Invasivo de menor risco e mais económico, quando comparado com o laser.
A fotodepilação está indicada para as pessoas que queiram eliminar os pêlos indesejáveis, tanto em homens como em mulheres. Qualquer zona do corpo pode ser tratada, independentemente da sua sensibilidade e fototipo.
Antes de iniciar um tratamento é aconselhável ser avaliada(o) por um técnico, no sentido de apurar quais as situações em que deve evitar a fotodepilação. A título de exemplo referem-se os seguintes casos: durante o período de gravidez, epilepsia, doenças de pele e sempre que esteja a ingerir medicamentos fotosensibilizantes.
Na generalidade das situações não se utiliza nenhum anestésico, pois o sistema de arrefecimento do equipamento, associado ao gel condutor é suficiente para tornar aceitável o desconforto da depilação. Experimenta-se uma sensação de calor, momentânea, cuja intensidade varia em função da sensibilidade de cada paciente.
É utilizado equipamento de última geração aprovado pelas normas EMC, LDV, EN 60825-1, EN 60601-2-22 e CE. Desde que os tratamentos sejam aplicados segundo os procedimentos protocolares definidos, os riscos de queimaduras ou de pigmentação são reduzidos. Em algumas situações, podem ocorrer eritemas, de carácter transitório, acabando por desaparecer ao longo do tempo.
O número de sessões está relacionado com os factores genéticos e hormonais. Depende, também, do tipo de pele e da espessura, diâmetro e fase de crescimento do pêlo.
Dependendo da zona, são necessárias, em média, 8 sessões, com um intervalo de 4 semanas entre sessões.
Cada sessão demora entre 10 minutos (buço) e 60 minutos (pernas completas).

FOTOREJUVENESCIMENTO

Com o passar da idade, a nossa pele começa a revelar efeitos de envelhecimento, que nos tira o aspecto fresco da juventude. Factores externos, como a exposição solar e factores hormonais, podem acelerar o processo de envelhecimento. O colágeno encontrado na pele começa a quebrar e os resultados são as linhas finas, visíveis no rosto.
O Fotorejuvenescimento é um tratamento que utiliza a luz intensa pulsada (IPL), para tratar doenças da pele associadas ao fotoenvelhecimento. O processo estimula os Fibroblatos, responsáveis pela produção de colagénio e elastina. Acelera a microcirculação causando uma hiperemia, que desta forma oxigena os tecidos cutâneos. O resultado é uma pele lisa, luminosa e revitalizada.
Os tratamentos de fotorejuvenescimento estão indicados para quem pretende corrigir os danos e imperfeições na pele, resultantes da idade e da exposição solar, nomeadamente: pele desgastada e pouco hidratada, rugas finas, manchas ou hiperpigmentações, poros dilatados, distúrbios da pele, nomeadamente acne e rosácea, lesões vasculares, lentigos e angiomas superficiais, Efélides(sardas), entre outros.
O envelhecimento da pele é contínuo e progressivo, pelo que o tratamento também o será. Em geral são feitas 2 a 3 sessões espaçadas de 1 mês. Relativamente à luminosidade da pele, esta reaparece logo após a 1ª sessão.
As áreas mais frequentes de tratamento são a face, mãos, pescoço e o colo.

LIPOASPIRAÇÃO NÃO INVASIVA (CAVITAÇÃO)

A Lipoaspiração não invasiva é uma técnica alternativa à lipoaspiração cirúrgica, sendo indicada para o tratamento da adiposidade e da celulite. É um processo revolucionário, sem os inconvenientes do processo cirúrgico (anestesia, cortes, dores e recuperação), permitindo ao paciente retomar imediatamente a sua rotina diária. Consiste num fenómeno de formação de microbolhas de ar no tecido adiposo, usando ultra-sons de baixa frequência. Através do método da Lipoaspiração não invasiva, as células adiposas aumentam de volume até implodirem, sendo a gordura resultante desta implosão absorvida pelo sistema linfático e excretada do organismo. Ao contrário de outros métodos de tratamento para a celulite, a cavitação elimina definitivamente as células adiposas (células que armazenam lípidos).
A cavitação apesar de ser um método bastante seguro não deve ser aplicada sobre o rosto, cortes, feridas, veias varicosas, lábios, zona dos seios, superfície anterior ao pescoço e zona craniana. É contra-indicado a: grávidas, portadores de pace-maker, próteses metálicas, indivíduos com problemas de pele, paralisias espásmicas, cancro, diabetes, problemas de tiróide, hipertensão arterial, níveis de triglicéridos e colesterol elevados, patologias vasculares e dispositivo intra-uterino (DIU).
Antes de iniciar um tratamento é aconselhável ser avaliada(o) por um técnico, no sentido de apurar quais as situações em que deve evitar a lipoaspiração não invasiva.
Deverá beber pelo menos 2L de água, evitar ingerir açúcares e gorduras.
Os resultados deste tratamento poderão ser optimizados com recurso a processos de drenagem linfática, exercício físico e alimentação equilibrada.
Para se obterem resultados totalmente satisfatórios, devem ser realizadas entre 5 a 10 sessões de tratamento, podendo variar de pessoa para pessoa e da zona a tratar.
Os resultados são visíveis desde o primeiro tratamento, obtendo-se um adelgaçamento da silhueta (até 5cm por sessão) e uma remodelação corporal.
As sessões têm uma duração de 20 a 40 minutos, com uma média de 2 sessões por semana para permitir ao seu organismo eliminar de forma natural a gordura emulsionada.
Para manter os resultados obtidos com o tratamento, é necessário ter cuidado com a alimentação, beber muita água e praticar exercício.

MICRODERMOBRASÃO (PEELING NÃO INVASIVO)

O microdermobrasão é uma técnica de esfoliação não-cirúrgica que produz uma renovação celular da epiderme, retirando as células mortas e estimulando a produção de colágeno. Como resultado, obtem-se uma pele mais suave, uniforme e saudável. Algumas das vantagens do microdermobrasão prendem-se com uma regeneração tecidual mais rápida, não é doloroso quando comparado com os peelings ácidos e produz uma descamação discreta. O resultado é percebido após a primeira sessão, apresentando-se a pele mais uniforme e com um aspecto mais saudável. Com o decorrer das sessões, nota-se o desaparecimento das manchas e das rugas finas.
Pode ser realizada na face, no pescoço, no colo, nas mãos e nas estrias.

PLATAFORMA VIBRATÓRIA

Trata-se de um método que permite exercitar as diferentes partes do corpo através de vibrações emitidas pela base da plataforma, que se distribuem por quase todo o organismo. A vibração sobre a plataforma gera uma contracção das fibras musculares, o que provoca um trabalho muscular inclusive mais eficiente do que o treino aeróbico e anaeróbico convencional.
Ajudam a emagrecer, perder barriga e eliminar celulite. Ajuda a prevenir e atenuar os efeitos da osteoporose, favorecendo a drenagem linfática e a eliminação de toxinas do corpo.

PRESSOTERAPIA

A Pressoterapia baseia-se num sistema de compressão computorizado, que é operado com a utilização de bombas de insuflar. O aparelho possui várias câmaras separadas, que são posicionadas em redor dos membros. Estas, dedicam-se à movimentação do fluxo venoso e linfático, a partir dos tornozelos , aumentando progressivamente para a parte superior das coxas. Como é Projectada para aumentar a circulação do sangue e fluxo linfático, a pressoterapia consegue um incremento do apuramento do líquido celular, reduz o inchaço, inflamação e edema, alivia a fadiga nas pernas e melhora o fluxo de oxigénio por todo o corpo.
Recomendada para o tratamento da celulite, emagrecimento e desintoxicação. Ideal para melhorar o perfil e contorno corporal. Alivia a dor, inchaço e proporciona um conforto imediato. Redefine as pernas, estômago, braços e simultaneamente reforça o tom da pele. Acelera a cicatrização e reduz as cicatrizes.
Pessoas que sofrem de inchaço dos membros inferiores, pós operações cirúrgicas ou congénitas. A pressoterapia tem muitos benefícios como um complemento nas fases Pré, intra e pós cirurgia.
Pessoas com desconforto, cansaço ou retenção de líquidos.
Sim. Trombose Venosa Profunda (TVP). Presença de alguma dor ou dormência. Infecção aguda do membro afectado. Fracasso ou falhas nos batimentos cardíacos.

RADIOFREQUÊNCIA (RUGAS E CELULITE)

Como a nossa pele amadurece e está continuamente sujeita a efeitos ambientais, o seu tecido conjuntivo começa a decompor-se, causando rugas e a desenvolver outros sinais de envelhecimento.
A energia de radiofrequência penetra nas camadas da pele para que, selectivamente, provoque o aquecimento da pele onde as fibras de colagénio são incorporadas. O aquecimento local causa a contracção das fibras de colagénio. A regeneração dos depósitos de colagénio e elastina “esticam” as camadas da pele, conferindo-lhe um aspecto mais saudável, suave e jovem.
As sessões têm duração de tempo variável, dependendo da área a ser tratada, podendo, no final do tratamento, voltar imediatamente às suas actividades normais.
O tratamento proporciona um melhoramento da flacidez cutânea e também a reafirmação dos tecidos. O paciente que realiza o tratamento sente apenas um calor na pele, transmitido pelo transdutor do aparelho sendo assim, não doloroso, nem invasivo. Cada sessão possui duração de 20 a 30 minutos, dependendo da área a ser tratada. O número de sessões requer a avaliação do paciente, porém varia (em média) entre 10 a 12 sessões.
As indicações são as mais variadas possíveis, dentre as quais destacam-se: celulite, gordura localizada, quelóides, cicatrizes, acne em fase cicatricial, fibroses, etc.